Você sabe descartar o seu lixo corretamente?

30/06/2015 15:55

A destinação seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Mas isso você já sabe! Você já parou para pensar onde descartar os materiais não-recicláveis? Como pilhas, medicamentos, óleo de cozinha e lâmpadas. Então aqui vão algumas dicas que ajudarão você a dar o destino correto a todos os materiais.

Pilhas e baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. Então, esses materiais poluentes não podem ser descartados em nenhum lixo, eles devem ser encaminhados para empresas que fazem o descarte correto. Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo de você!

Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados. Então procure na sua comunidade uma farmácia que recolha este material.

Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Segundo a Lei Nacional dos Resíduos Sólidos, todas as lojas de materiais elétricos e de construção devem ter pontos de coletas destes materiais. Então procure a mais próxima de você e descarte corretamente as suas lâmpadas.

Óleo de cozinha usado deve ser descartado especialmente. Quando ele é jogado na pia ou no vaso sanitário, ele gruda na tubulação, entope o cano e contamina as águas. Quando o óleo se espalha no rio ou no mar, ele tira o oxigênio da água e mata peixes e plantas. Além disso, ele pode ser transformado em sabão, tinta, verniz e combustível. Para realizar o descarte correto, armazene o óleo e leve a um posto de coleta para reciclagem. Clique aqui e confira qual é o posto de coleta mais próximo de você!

No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos.

Desta forma, os materiais que não podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos.

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se