Outubro Rosa

02/10/2017 15:19

O Outubro Rosa é um movimento que nasceu na década de 90 com o objetivo de envolver a população no controle e combate ao câncer de mama, através de ações de conscientização. Por isso, abaixo separamos algumas informações para você saber mais sobre a doença e como diagnosticá-la.

O Câncer de Mama

É uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos. Apesar de ser o tipo de câncer mais comum em mulheres no mundo, também pode acometer homens. 

Fatores de risco

Segundo o Instituto Nacional do Câncer - INCA, esses são os principais fatores que aumentam o risco desse tipo de câncer:

Como prevenir

Ainda segundo o INCA, 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:

  • Praticar atividade física regularmente
  • Alimentar-se de forma saudável
  • Manter o peso corporal adequado
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Amamentar

Além disso, o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Todas devem estar atentas ao seu próprio corpo e às suas mamas, apalpando-as sempre que se sentirem confortáveis para tal, e a qualquer sinal de anormalidade, (como inchaços, caroços, dores, vermelhidão, secreção, etc), devem procurar um médio imediatamente. Mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Nesse quiz preparado pelo INCA, você pode testar seus conhecimentos sobre o câncer de mama e aprender mais sobre a doença e como preveni-la.

Como participar ativamente do Outubro Rosa

Separamos algumas sugestões de ações que você pode promover em parceria com amigos e colegas.

 

1) Divulgar materiais informativos

Algumas fontes confiáveis, com o próprio INCA, disponibilizam uma série de materiais para download gratuito, como folder com recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no Brasil, filipeta sobre prevenção, cartaz, vídeos, entre outros. Baixe esses materiais, imprima (se for o caso) e divulgue na sua empresa, no seu condomínio, nos comércios do seu bairro ou compartilhe nas suas redes sociais,. Colabore para que a informação e a conscientização chegue em mais pessoas, contribuindo para um diagnóstico precoce. 

2) Doação de cabelos

Um dos sintomas mais comuns nas pessoas em tratamento contra o câncer é a queda de cabelos. Isso, muitas vezes, afeta a auto estima do(a) paciente. Algumas ONGs, como a Cabelegria, a Rapunzel Solidária e a Fundação Laço Rosa, coletam doações de cabelos para serem usados na confecção de perucas para pacientes com câncer. No site de cada organização você confere como a doação é feita, mas em geral, é um procedimento bem simples, basta enviar o cabelo amarrado num saco plástico bem fechado para o endereço disponibilizado. Essa é uma ótima oportunidade de juntar a vontade de mudar o visual com uma boa causa. Participe e mobilize seus colegas para fazer o mesmo. 

3) Doação de lenços

Se você já tem cabelo curto ou não quer cortá-lo, tudo bem. Você também pode colaborar com a auto estima de pessoas em tratamento contra o câncer doando lenços. Promova uma campanha de arrecadação no seu setor ou no seu condomínio, por exemplo, e doe os acessórios a organizações que tratam pessoas com câncer. O Instituto de Oncologia Santa Paula, de São Paulo, possui um banco de lenços, por exemplo.

4) Corridas e caminhadas

Em muitas cidades são promovidas corridas e caminhadas pelo Outubro Rosa. A intenção é conscientizar mais pessoas pela causa, além de promover a prática da atividade física, um dos fatores que diminui o risco de câncer de mama. Muitos desses eventos também doam parte do valor das inscrições para hospitais e instituições que apoiam pessoas com câncer de mama. Procure um desses eventos na sua cidade, junte os amigos e participe! 

5) Dia de vestir rosa

Combine um dia do mês com seus colegas para todos vestirem pelo menos uma peça de roupa da cor rosa. Registrem o momento e postem no Portal e nas redes sociais. É uma ação simples, mas que tem uma grande simbologia: chamar a atenção para o câncer de mama, conscientizar com informações e demonstrar que pacientes ou não, todos podemos fazer algo pelo controle da doença. 

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se