Esta ação já aconteceu
Icon 9a29559d b613 4705 ad5b 0d20c3fd3ed7

CECIP - Brincadeira é tudo!

Rio de Janeiro
15/02/17 até 23/03/17
Categorias
Cidadania e Defesa de Direitos, Trabalho com a Comunidade, Infância
Status
Aberta
Criado em
15/02/2017

O Complexo de Manguinhos, Zona Norte do Rio de Janeiro, é contituido por um grupo de favelas planas no entorno da Avenida Brasil e da Avenida Dom Helder Câmara. Com grande fluxo de automóveis o espaço se torna pouco acolhedor para as crianças e conta com poucos espaços de lazer. O projeto Criança Pequena em Foco, realizado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), atua nessa região, desde o início de 2015, com o objetivo de incentivar políticas públicas com a participação infantil. Na primeira etapa do projeto escutamos as crianças do território, com oficinas lúdicas e brincadeiras, sobre os principais problemas de mobilidade que enfrentam. Nessa segunda etapa queremos implementar mudanças com apoio de toda a comunidade (incluindo as crianças).

Durante as oficinas do projeto, identificamos que as crianças de Manguinhos têm poucos espaços legais para brincar e os que existem estão em mau estado. Muitas nos deram como principal referência para brincadeiras a Praça do Mandela, contudo, esta praça está mal conservada e com poucas opções atrativas para crianças. A Pracinha do Mandela fica em uma região central e de fácil acesso, inclusive de carro, com muito comércio no entorno. Acreditamos que as crianças são cidadãs sensíveis e com um olhar apurado sobre seu local de vivência e possuem o direito de participar nas tomadas de decisões daquilo que as envolve. Por isso, realizaremos a reforma a partir do que as crianças quiserem para a praça, negociando a partir das possibilidades reais.

O Criança Pequena em Foco procurou diversos parceiros do território e contou sobre esse sonho das crianças. Agora esse sonho é de todos nós e para isso precisamos da ajuda de muita gente para arrecadarmos o dinheiro necessário. Para reduzir custos entraremos na programação do Dia de Boas Ações, evento mundial de trabalhos voluntários, organizado no Brasil pela ONG Atados. Dessa forma, esperamos receber voluntários para a ação de mão na massa no dia da reforma. Mesmo assim, ainda precisamos cobrir os custos de materiais e compra de alguns brinquedos específicos, como um balanço adaptável para crianças cadeirantes, uma demanda da comunidade de Manguinhos.

O recurso arrecadado será utilizado para:

- Materiais de construção
- Tinta
- Grafite
- Mão de obra especializada
- Transporte de materiais
- Recompensas

Para apoiar essa ação, acesse https://benfeitoria.com/reformapracinhamandela

Você precisa estar logado para comentar e interagir!
Login ou Cadastre-se